106- Segurança




É sempre bom falar sobre amizade. Sobre os laços, sobre as histórias, as confidências, as lutas e vitórias, as partilhas e crescimento.

Nem tudo são flores, até mesmo no quesito amizade é necessário o amadurecimento e renúncias.

Estranho começar um texto assim, não é mesmo.

Sou uma pessoa abençoada sabe. Tenho um grupo seleto de amigos e me orgulho disso (em textos anteriores já deixei isso claro). Mas para que houvesse a seleção tive que abrir mão de muitas relações.

Qual seria essa necessidade de passar as “amizades” por peneiras?

Somos presenteados por pessoas ao nosso redor constantemente. Desde nossa infância somos apresentados nos grupos por onde passamos, na família, escola, locais de lazer, vizinhos... E vamos crescendo nesse mesmo ritmo, por onde passarmos seremos sempre presenteados.

Só que... Nem todas as pessoas que conhecemos merecem pertencer ao nosso clube “VIP” de amigos. Deixando bem claro, isso não é ruim... É necessário.

Já sentiu “preguiça” em estar com alguém? Sentiu suas forças esgotadas após o encontro com uma determinada pessoa? Se sente triste ou inferior sempre que encontra com alguém especifico? Já viu sua paciência acabar rápido demais??? Teria muitos outros questionamentos, mas creio que com as respostas desses conseguiremos chegar a uma conclusão prática.

Se a resposta foi SIM para todas as perguntas ou apenas para uma delas farei uma nova pergunta. Por que continua mantendo essa amizade??

Temos uma necessidade de aceitação e de inclusão gigante. Queremos conhecer e sermos conhecido pelo mundo. Até ai tudo bem. Mas um conhecido não necessita ser meu amigo. E se o convívio com esse conhecido não me agrega, pelo contrário me diminui ele realmente não necessita subir o grau da amizade em minha vida.

Quando vamos a um zoológico não conseguimos chegar diretamente à jaula dos animais. Existe um cerca extra, com avisos e indicações. Essa cerca é o LIMITE DE SEGURANÇA. Conseguimos ver, interagir quando possível, mas caso o animal tenha um acesso de fúria ele não conseguirá nos atingir.

Não somos diferentes. Para os relacionamentos que tiram nossa energia também necessitamos desse LIMITE DE SEGURANÇA, para que ninguém saia machucado.

Abrir mão não é fraqueza é amadurecimento.

Os relacionamentos precisam ser firmados na qualidade e não na quantidade.

Eu me dou o direito de estabelecer limites de segurança em minhas relações e você?

#restabeleca #amizade #friends #seleção #peneira #proteção #cuidado #qualidade #quantidade #life #inspiration #blessed #MenoseMais


Photo by Mak on Unsplash

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

169- Quem fala demais dá bom dia a cavalo

174- Abdômen

172- O que dizer de você?