26- Alma


Há algum tempo, conversando com uma grande amiga ao telefone, partilhávamos sobre nossos dramas diários, nossas lutas, conquistas e desejos.

Em um determinado momento ela começou a reclamar: da sua fisionomia, do seu peso, do seu cabelo, das pessoas que a rodeavam, de seus familiares, de seus relacionamentos, de sua profissão, de sua vida financeira, do que tinha, do que lhe faltava... enfim, reclamou de tudo e por tudo.

Normalmente eu não tenho muita paciência para lamúrias, principalmente quando sei que são infundadas, mas nesse dia algo estava diferente em mim, não a interrompi em suas declarações, simplesmente a deixei falar e falar... mas enquanto isso acontecia eu tentava achar explicações sólidas que a pudesse ajudar, mas infelizmente não achava. Nossa conversa foi findando-se e ao nos despedir fiz um compromisso com ela de que ira a colocar em minhas orações, e assim o fiz.

Confesso que não foi um processo rápido. Em minhas orações pedia a Deus que a orientasse, mostrando os melhores caminhos há serem seguidos, para que todo esse período de turbulência em que ela esta passando se transformasse em calmaria e gratidão.

Eu não conseguia achar palavras de conforto porque simplesmente elas não existiam. Essa amiga é linda em todos os aspectos (sabe aquela amiga que quando chega todos olhos admirando??? ela é assim), não lhe faltam adjetivos físicos. Pertence a uma família muito companheira e amiga, dispostos a ajudarem sempre que necessário. Seus amigos, esses bem seletos, são parceiros de uma  vida, com muitas histórias em comum. Na área que escolheu se profissionalizar ela é uma das melhores, sempre estudando e buscando novidades. Tem uma vida financeira satisfatória, vai onde e como quer. Faz bons investimentos. Enfim... como esse histórico eu não conseguia entender o motivo de tanta reclamação, de tanta insatisfação. Meus olhos humanos precisavam de uma intervenção Divina.

E foi exatamente isso que aconteceu, não tive pressa para fazer um novo contato, e como combinamos a apresentava em minhas orações.

Um belo dia, me deu uma saudade grande dela e mandei uma mensagem dizendo que quando estivesse disponível que me retornasse para que eu ligasse. Foi questão de minutos e estávamos conversando.
Dessa vez eu comecei o diálogo. Perguntei como estava, se tinha melhorado alguma coisa e ela respondeu com um tom muito melancólico que nada na vida dela estava dando certo. Antes mesmo de deixa-la continuar com suas lamentações, fiz um novo questionamento.

" - Amiga, como anda sua vida espiritual?? Tem procurado a igreja?? ou continua justificando sua ausência, dizendo que não se sente bem porque todo mundo fica te olhando torto e prefere ficar em casa?"

Um silêncio invadiu a linha telefônica até que ela me respondeu...

" - Estou realmente em falta e fazem meses."

Nesse momento comecei a dizer para ela que de nada adiantava tantas reclamações se ela não confiava suas angustias nas mãos Daquele que tudo pode, que isso não é um processo fácil, principalmente porque somos apegados aos "nossos problemas", achamos que conseguimos resolver tudo sozinhos. Esquecemos de ser agradecidos por nossas conquistas diárias, desde as menores até as maiores. E fiz uma perguntinha... " - Amiga, para você ter domínio em sua profissão, precisou passar anos na faculdade, fazer especializações, se manter constantemente atualizada.... Por quê quando o assunto é religião você acredita que de casa conseguirá entender tudo sozinha?"... e novamente um silêncio invadiu a linha telefônica.

Nossa alma tem sede de Deus... isso é independente da religião. Somos religiosos por natureza, e quando nos afastamos não conseguimos ver o belo, tudo vira desespero. Muitas pessoas até dizem que não lhes faz falta ter um compromisso, mas podem ter certeza, as angustias ainda não tomaram conta de suas vidas, esta tudo muito estável, porque no dia que algo realmente não estiver da forma com que queriam irão se desesperar e começarão a lamuriar.
Nossos passos precisam ser iluminados e guiados pelo Autor da Vida.

Depois de conversarmos sobre isso, ela disse que eu estava certa e que tentaria ser mais presente.

Felizmente ou infelizmente não sei, nossos dias estão cada vez menores e não conseguimos dar a atenção devida as pessoas caras ao nosso coração. Eu e essa amiga passamos algum tempo sem nos comunicar corretamente, continuávamos com nossas pequenas mensagens via celular, mas sem tempo para uma conversa mais séria, até que um dia ela me ligou de surpresa.
Sua voz estava mais calma, passava uma serenidade que eu desconhecia nos últimos meses e ela me fez a seguinte declaração.

" - Amiga, nossa última conversa foi muito importante para mim. Você me deixou com raiva por alguns dias. Mas o tempo foi passando e fui me rendendo, voltei a participar de minha religião, a principio com muitas restrições, mas fui.. hoje entendo que meus problemas não deixam de existir por participar da igreja, mas consigo ser mais racional e buscar soluções ao invés de colocar a culpa nos outros."

Nossa... meu coração ficou imensamente feliz com essa nossa última conversa.

Muitas vezes o problema não esta nos outros ou nas coisas. O problema esta na saúde de nossa alma.
Temos tempo para cuidar de tudo e de todos e esquecemos de cuidar de nosso grande tesouro.

Não deixe para amanhã...
#BoraCuidardaAlma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

169- Quem fala demais dá bom dia a cavalo

174- Abdômen

172- O que dizer de você?