14- Sustentabilidade




Muito tem se falado sobre Sustentabilidade, Reaproveitamento, Coleta Seletiva... e pouco tem se falado sobre Educação. Não a educação escolar... mas a educação principal, que vem de casa.

Com a intenção de facilitar a vida dos nossos, estamos a cada geração perdendo nossas noções básicas.

Pense bem... se olharmos para nossos ancestrais, conseguimos identificar a disponibilidade de todos os Recursos Naturais com abundância em suas trajetórias e seu uso moderado, consciente. Se naquela época existia educação na utilização o que nos impede de termos educação agora, quando nossos recursos estão cada vez mais escassos?

Justificamos nossa falta de educação com o jargão “Já trabalho tanto durante o dia, preciso de muitos itens descartáveis, assim não preciso preocupar em lavar, só descartar.”

Queremos tranquilidade, conforto.

Uma análise rápida: Para onde vai o lixo que você gera durante o dia? Papéis de bala, embalagens de picolés, pequenos potes, palitos... Descarta em local correto ou deixa pelas vias por onde passar?

Infelizmente não existem em muitas cidades a rotina de Coleta Seletiva. Essa deficiência governamental não nos impede de separar itens que podem reciclar e encaminha-los às pessoas ou órgãos. Muitas vezes até pensamos em assim fazer, mas logo depois uma vozinha individualista nos incomoda... “O que eu vou ganhar fazendo isso? ” e ai, deixamos de lado o BEM QUE PODEMOS FAZER e no vão para o lixo latinhas de bebidas, plásticos limpos, papelões... Perdemos até a possibilidade de ganhar algo...Não existe mal em receber por essa seleção. Se existem órgãos/ pessoas que compram por que não fazer dinheiro com isso???

Restabelecer nossa relação com o Natural é uma necessidade urgente... Para Ontem

“Casa comum, nossa responsabilidade” – Campanha da Fraternidade 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

169- Quem fala demais dá bom dia a cavalo

174- Abdômen

172- O que dizer de você?