186- Copa do Mundo
Não pratico esportes coletivos há algum tempo (parei logo no
início da faculdade), mas sou apreciadora.
Gosto da energia e das emoções despertadas nas competições,
desde sempre.
Então já conseguem me imaginar acompanhando os jogos da Copa
né.
Outro dia uma grande amiga disse que não conseguia me
imaginar torcedora. Claro que dei boas gargalhadas!!
E nessa onda de campeonato um elemento ganha notoriedade. O
álbum da copa.
Logo em maio esse acessório que parecia inofensivo (só para
mim, claro, já tinha lista de espera nos principais fornecedores). Fiz a compra
para nossos meninos e pensei... será tranquilo.
Tranquilo pra quem??? Rs*
A criança ganha o álbum e já quer os pacotinhos. Pacotinhos
abertos, segredos revelados, figurinhas coladas, um novo pedido – “quero mais
pacotinhos” – e damos início aos pedidos sem fim.
Até ai tudo relativamente bem. Porque para cada casa uma
dinâmica.
As figurinhas repetidas vão se acumulando. Na cabeça da
criança possibilidade de troca, interação social e boas risadas.
Na cabeça dos pais, dinheiro parado, necessidade de resolver
logo a situação e buscar figurinhas inéditas.
E eis que surge um questionamento.
O álbum é de quem???
A criança carrega o álbum e já vem a mãe falando firme “toma
cuidado com o SEU álbum, se carregar de qualquer jeito vai estragar”. Ela abre
o algum para colar as figurinhas e o pai já fala “poxa cara, você não está
colando direito”.
Aqui em casa já até me intitulei avó de álbum (rs*).
Os pequenos empolgam, curtem a vibe.
A mãe espera todos deitarem e começa a fazer o levantamento
das figurinhas que faltam, das que estão repetidas e envia para outras mães –
avós de álbum, suas relações. E a troca noturna começa.
O pai que se programa para no sábado logo cedo ir junto com
as crianças para alguma banca e fazer grandes trocas.
Oh luta.... e pensei que seria tranquilo. Pra quem mesmo?
Os jogos acontecendo. Lances memoráveis e é a Copa tomando
conta dos encontros, das conversas, das comemorações.
E a criançada quer troca figurinhas, completar o álbum,
pintar a rua e vibrar, vibrar muito. Pelo seu time, pelos seus craques, pela
oportunidade de viver dias diferentes.
Mas e ai, o álbum é de quem?
Poderia iniciar uma crise existencial, mas felizmente este
objeto quer ser um pouquinho de cada um, dentro de suas vivências individuais.
A Copa traz muito mais que boas jogadas. Ela traz presença,
conhecimento, experiências, emoções. Ela traz um aprendizado nada sutil
construído por 39 dias e que será levado por toda uma vida.
E você, já completou seu álbum?
Imagem: Foto de My Profit Tutor na Unsplash

Comentários